quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O NOSSO BRASÃO


Escudo de púrpura, passados em aspa dois báculos de ouro, cada um com um velocino de prata, acompanhados em chefe de uma mitra de ouro e em ponta de um molho de espigas do mesmo.
Coroa mural de quatro torres de prata listel branco, com legenda a negro em maiúsculas “VILA NOVA DE S. BENTO”

Trabalho realizado por:
Andreia Romeiro
Angelo Varela
Luis Pica
Milene Costa
8ºA

A NOSSA TERRA - VILA NOVA DE S. BENTO

A NOSSA TERRA - Vila Verde de Ficalho


Vila Verde de Ficalho é uma aldeia situada no extremo oriental do concelho de Serpa, pertence ao distrito de Beja e à província do Baixo Alentejo e faz parte do território denominado Margem Esquerda do Guadiana. Faz fronteira com a localidade espanhola Rosal de La Frontera.A primeira ocupação é atribuível ao Neolítico (cerca de 3500 a.C.) quanto as escavações nas ruínas arqueológicas do Museu desta localidade. Encontram-se ainda vestígios de alguns povos invasores: Visigodos, Romanos e Árabes.É um meio rural com cerca de 1446 habitantes distribuídos pelos diferentes níveis etários, notando-se uma população envelhecida, consequência do êxodo rural da camada mais jovem para os meios urbanos, principalmente para a região do Algarve.Predomina a actividade agrícola, havendo nos últimos anos uma diminuição de emprego neste sector, principalmente na apanha da azeitona, devido às novas tecnologias, que substituem a mão-de-obra humana. Em contrapartida, nota-se um crescente aumento na plantação de olivais e na produção de azeite na marca registada (azeite talefe).A actividade comercial, outrora com algum desenvolvimento, diminuiu principalmente devido à menor afluência dos espanhóis.
Vila Verde de Ficalho foi auto-intitularizado por “Aldeia sem tabaco”, embora tenha uma grande percentagem de jovens fumadores.
Foi constituída uma associação de jovens para organizar eventos para os mesmos, tais como actualmente o rancho feminino, nonstop, aeróbica, patinagem, etc. Vários eventos criativos organizados pela nossa associação Uai.




Trabalho realizado por :

- Elsa Galamba nº5

- Ana Catarina Ventura nº1

- Raquel Valente nº13

- Soraia Galego nº18

8º B

Na nossa escola, o dia da alimentação foi assim...



Estes cartazes foram elaborados pelos alunos do 8ºA e 8ºB em Formação Cívica

Pre-Escolar e EB1 de A-Do-Pinto

Reutilização de materais nas salas



Construção de fantoches para apresentação de histórias

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

NÃO ESQUECER......



DIA 16 DE OUTUBRO CELEBRAMOS O DIA DA ALIMENTAÇÃO.

Pré-Escolar e EB1 de A-Do-Pinto

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ESCOLA

3 - Aproveitamento de 1 recurso natural (sementes caídas no cimento do recinto da escola):

-Recolha das mesmas pelas crianças
-Observação de sementes e contagens
-Recolha de pacotes de leite para semear palmeiras
-Leitura da história: "A aventura da sementinha
-Observação / tratamento e registo da evolução das sementes



Pré-Escolar e EB1 de A-Do-Pinto

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ESCOLA

2-Observação de um problema existente de um espaço exterior existência de chichi nos pátios e no parque depois dos fins -de -semana.


-Levantamento de soluções, junto das crianças,para a resolução do problema:
  • Elaboração de cartazes
  • Afixação de castazes nas portas da escola
  • Elaboração de desdobráveis
  • Distribuição dos mesmos junto das familias



Pré - Escolar e EB1 de A-Do-Pinto

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ESCOLA
1-Observação de atitudes perante o uso da água
-Definição de regras de funcionamento
-Procedimentos em conformidade com as regras definidas
Devemos carregar no botão mais pequeno

Fechar a torneira enquanto ensaboamos as mãos


Nós a elaborarmos os cartazes para que todos popemos água


Outros dos cartazes colocados na nossa casa de banho

Só ligar a torneira para tirar o sabão

Um dos cartazes colocados na nossa casa-de-banho

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Nossa Terra- Vila Nova de S. Bento

Localização

Vila Nova de S. Bento, mais conhecida por Aldeia Nova de S. Bento, situa-se no Baixo Alentejo, na margem esquerda do Guadiana, numa “vasta campina” a 250 metros de altitude na estrada que liga Lisboa a Sevilha.

Adquiriu estatuto de Vila a onze de Março de 1988, e constituiu juntamente com a Aldeia de A-do-Pinto, lugares de Vale Covo, S. Marcos e alguns montes isolados, uma das sete freguesias do concelho de Serpa (a maior em área e população) do qual dista aproximadamente dezassete quilómetros. Situa-se sensivelmente a 48 Km da sua capital de Distrito, Beja, e 16 Km de Espanha, Rosal de la Fronteira. É ainda de salientar, o seu distanciamento relativo em relação à capital do país – Vila Nova de S. Bento a Lisboa vão aproximadamente 227 Km.



Área geográfica

A freguesia de Vila Nova de S. Bento possui aproximadamente 241,7Km2, o que corresponde a cerca de 22% da área total do concelho.

É limitada:
a norte pelas freguesias de Vale de Vargo e de Santa Maria (Serpa);
a sul pelo concelho de Mértola;
a Oeste pela ribeira do Chança, que a separa da vizinha Espanha e pela freguesia de Vila verde de Ficalho.




O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de S. Bento é um agrupamento vertical, constituído por sete estabelecimentos de vários níveis de ensino:
· 3 Jardins-de-Infância;
· 3 Escolas do 1º ciclo;
· 1 Escola do 2º e 3º ciclos , Onde também funcionam cursos de educação e formação.
O agrupamento está sediado na EB2,3 de Vila Nova de S. Bento e as escolas que o integram distribuem-se por duas freguesias: Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho.
A EB2,3 de Vila Nova de S. Bento, localizada no Largo do Rossio Grande, fica situada na periferia da vila e é constituída por um edifício construído há 20 anos. Entrou em funcionamento em 1986 como Escola C+S. Passou depois, em 1993, a Escola Básica Integrada e, em 2000, passou a Básica 2,3.
O edifício é composto por 4 blocos, vulgarmente designados de pavilhões, virados para um pátio descoberto. No Bloco 1 funcionam os Serviços Administrativos, o Gabinete do Conselho Executivo, a Sala de professores, a Papelaria, a Reprografia, o Serviço de Acção Social Escolar, a Biblioteca, a Sala de Informática, a Sala de Convívio de Funcionários, a Sala do Clube de Rádio e uma Sala de Reuniões, funcionando simultaneamente como Sala de Vídeo.
A estrutura do bloco completa-se com 3 WCs, algumas arrecadações e arquivos da biblioteca e serviços administrativos.
No Bloco 2 há oito salas, sendo três delas específicas – uma para EVT, outra para Ciências da Natureza e outra para Educação Musical. Neste bloco funciona o 2º ciclo, o Clube de Fotografia, uma Sala de Professores, uma outra sala de pequenas dimensões destinada, presentemente, ao Serviço de Psicologia, a sala de Convívio para Alunos, respectivos W.C.’s e pequenas arrecadações.
No Bloco 3 com cinco salas, existe uma adaptada à prática da Educação Física, já que a escola não dispõe de outras instalações cobertas. É neste bloco que funcionam o refeitório e o bufete, respectivos armazéns, arrecadações e W.C.’s.
No Bloco 4 funciona o 3º Ciclo. Tem dez salas, sendo duas delas os laboratórios de Físico-Química e Ciências Naturais, uma sala de Educação Visual, uma outra de Educação Tecnológica, um Gabinete de Directores de turma e o Gabinete onde funciona a UNIVA.
No exterior existe um espaço, totalmente descoberto, destinado à prática desportiva, constituído por um campo de betão poroso e outro de terra batida e ainda os respectivos balneários.
A escola é circundada por uma ampla zona de recreio, existindo também um espaço destinado à hortofloricultura.

Trabalho realizado por :

- Sara Ferro

- Luis Machado

8º B