quarta-feira, 17 de novembro de 2010

8º B - ÓBIDOS

As ruas de Óbidos são todas muito estreitas, são todas calcetadas, a maioria das casas são feitas de pedra e o aro das portas têm formato de ferradura.
As casas são pintadas de branco e têm uma faixa de cor azul vermelho ou amarelo.

As pessoas da Vila de Óbidos não usam tanto os automóveis usam mais as bicicletas e andam muito a pé.
O Artesanato em Óbidos recorre ao que a Natureza dá, os objectos artesanais são a justa combinação da matéria, do “acto” industrioso da mão humana e do dom da criatividade, factores que permanecem inalterados até hoje.
Em Óbidos, terra de actividades tradicionais, a produção artesanal tem hoje um peso económico relevante associado ao Turismo, predominando a cerâmica utilitária e decorativa, olaria, cestaria, embutidos de madeira, vitrais, têxteis (mantas de tear e de trapos), bordados e tapeçaria “de Óbidos”, renda (croché), paralelamente a actividades complementares da gastronomia, nomeadamente a produção de compotas, mel e licores, destacando-se a famosa ginja de Óbidos.
Óbidos, para além das muralhas e maravilhosas igrejas, tem um conjunto de espaços onde pode contactar com o rico património da Vila como o Museu Municipal de Óbidos, o Museu Paroquial São João Baptista, o Museu Abílio de Mattos e Silva, a Casa do Arco, a Galeria Ogiva, Galeria do Pelourinho e o Centro de Design de Interiores Maria José Salavisa. Estes são os espaços que compõem a Rede de Museus e Galerias de Óbidos, à qual se acrescentam outros locais como a antiga igreja de São Tiago, aquando da realização de exposições temporárias.
Óbidos, a "Vila Medieval", também é um espaço urbano do Renascimento e do Barroco. Circule pela vila e pela sua história percebendo a evolução e transformação dos seus habitantes e o consequente reflexo na malha urbana.


Castelo de Óbidos

Classificado como Monumento Nacional, em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
O Castelo de Óbidos localiza-se na vila de Óbidos, Freguesia de Santa Maria, Concelho de Óbidos, Distrito de Leiria, em Portugal.
O castelo de Óbidos terá sido originariamente edificado pelos árabes, no local que já tinha sido ocupado por lusitanos, romanos e visigodos, e no contexto da expansão do território português e reconquista cristã da Península Ibérica, D. Afonso Henriques tomou este castelo por volta de 1148.
No reinado de D. Sancho I, foram executadas obras neste castelo, que resistiu aos ataques e se manteve fiel ao rei D. Sancho II, durante a crise que levaria à sua deposição e subida ao trono de D. Afonso III.
Uma particularidade deste castelo é que depois de ter sido entregue pelo rei D. Dinis, como dote, à Rainha Santa Isabel, viria a fazer parte do dote das rainhas seguintes, chegando a ser residência da rainha D. Leonor, esposa de D. João II.
Classificado como Monumento Nacional, tem instalado, desde 1951, a Pousada de Óbidos, que ocupa o paço de estilo Manuelino construído no início do século XVI, e recuperado dos danos que sofreu no terramoto de 1755. GRUPO DE TRABALHO: José Maria Barroso e Ana Sofia Marcos

8º B - PARQUE NACIONAL DA PENEDA DO GERÊS

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real numa área total de cerca de 70 290 hectares.

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

A natureza e orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental traduzem-se na variedade e riqueza do coberto vegetal: matos, carvalhais e pinhais, bosques de bétula ou vidoeiro, abundante vegetação bordejando as linhas de água, campos de cultivo e pastagens. As matas do Ramiscal, de Albergaria, do Cabril, todo o vale superior do rio Homem e a própria Serra do Gerês são um tipo de paisagem que dificilmente encontra em Portugal algo de comparável.

Há também a Ponte da Mizarela, segundo a lenda foi construída pelo demónio, esta antiga ponte românica situa-se na freguesia de Ferral, no conselho de Montalegre. Nesta ponte travou-se uma importante batalha contra os franceses a quando das invasões, em que os populares saíram vitoriosos, derrotando assim o exercito francês.










GRUPO DE TRABALHO: José Maria Barroso e Ana Sofia Marcos

8ºB - À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO

A Glória Oliveira e a Raquel Coelho, já recolheram fotografias sobre a Lagoa das sete Cidades, falta agora gravar os textos para avançarem para a produção do filme.








quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A NOSSA HORTA - 7º C

Ao longo deste 1º período, o 7ºC tem criado uma plantação e cada um plantou as suas sementes em recipientes que colocamos na sala de aula. Devido a isso, cada planta cresce ao seu tempo, umas mais rápido outras mais devagar, mas nesse tempo, temos andado a cavar e a preparar a terra para que as plantas se desenvolvam e cresçam melhor, e até agora, também já fomos aí colocar na terra as plantas maiores e mais desenvolvidas.Texto realizado pela aluna Jessica R.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o Desporto Escolar, serão:

-Actividades sobre Alimentação Saudável:
- Criação de menus saudáveis no bar;
- Construção de uma balança calórica que permita escolhas alimentares adequadas às necessidades energéticas.

Dinamização, em conjunto com o IPJ, da vinda de uma carrinha à escola para fornecimento de informação sobre Educação Sexual

Elaboração de um ficheiro de actividades sobre Educação Sexual para ser trabalhado com os alunos, pelos professores titulares e pelos directores de turma, ao longo do 2º período

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o Desporto Escolar, serão:

-Promoção de caminhadas pela Vila- contacto com a natureza, com a comunidade e com o Património Local.

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para a BE/CRE serão:

As propostas que a seguir se apresentam são da responsabilidade das docentes Idalina Simões e Luzia Dias.
- Continuação do projecto “Conto Um conto” agora alargado a mais do que uma turma do pré-escolar e do 1º Ciclo (tal só será possível se o número de pessoas voluntárias a participar no projecto assim o permitir)
- “A Pintura como meio de comunicação” O projecto pretende levar os alunos a desenvolver o gosto pela pintura, ao incentivar a sua participação activa, na pintura, comunitária, de uma tela.
A tela estará disponível no espaço BE-CRE, durante todo o período, e permitirá aos alunos, que assim o desejem, elaborar de uma pintura colectiva sem tema aparente cujo objectivo é a comunicação através da arte.
-Exposição “A arte aqui também se faz”.
Este projecto pretende fazer um levantamento dos artistas “da nossa terra” e convida-los a exporem alguns dos seus trabalhos no espaço da biblioteca, com o objectivo de os dar a conhecer à comunidade escolar. Quem sabe até falarem com os nossos alunos sobre a sua arte. Os trabalhos podem ser de vários tipos desde a pintura à poesia, do artesanato à música….
- Concurso literário “Os Contos da Avozinha”
Pretende-se lançar o desafio aos alunos de todo o Agrupamento a participação num concurso com os contos tradicionais orais, que por vezes se perdem no tempo com o desaparecimento das pessoas mais velhas. Muitas vezes esses contos encerram a sabedoria popular que se encontra na base das nossas tradições e costumes.
- Outros projectos poderão eventualmente tomar forma ao longo do Período.

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o CLUBE DO TEATRO serão:


-Dramatização de uma Lenda ou Conto tradicional da região.
-Dramatização do conto de Hans Christian Handerson, “O João Pateta”

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o 3º CICLO serão:


7º A - Turismo em Espanha e Portugal - Contacto com estabelecimentos de ensino em Espanha.

7º B - Performance -“O Planeta daqui a Cem anos”; Arranjo de um espaço exterior - plantação de canteiros, pintura de Bancos, Arranjo de um espaço exterior.

7º C - “Rotas do Património -Preservar para não esquecer”:
Património da Humanidade -sítios classificados, locais em perigo, papel da UNESCO e critérios de classificação;
- Património Nacional – construção de um jogo ou peddy-paper
- Património Regional – construção de um mapa informativo e roteiro turístico sobre a diversidade cultural e natural do Alentejo.

8º A - “À Descoberta do Património do nosso Concelho” –organização de um concurso para o eleger as maravilhas do nosso concelho.

8º B - Património Nacional - construção de um filme sobre o Património Natural e Cultural do nosso país.

9º A - Jardim de plantas Aromáticas e medicinais
- Continuação do projecto “Hidromel”
- Elaboração de um “Guia de Utilização das plantas do jardim”
- Elaboração de pequenos saquinhos com chás e plantas medicinais, secas, cultivados no jardim e o respectivo guia de utilização –Participação no Projecto “Conto Um Conto”.

9º B - Jardim de plantas Aromáticas e medicinais
- Continuação do projecto “Hidromel”
- Elaboração de um “Guia de Utilização das plantas do jardim”
- Elaboração de pequenos saquinhos com chás e plantas medicinais, secas, cultivados no jardim e o respectivo guia de utilização.

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o 2º CICLO serão:


5º A - Jogos tradicionais

5º B - Trajes regionais e instrumentos tradicionais do nosso país

6º A - Gastronomia

6º B - Decoração do Espaço Exterior

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o CICLO serão:

VNSBento-1ºAno-Turma A:”Património Etnográfico”-Visita ao Museu etnográfico; recolha de informação sobre objectos que caíram em desuso (museu), fotografia e desenho.
-2º Ano -Turma B: Exploração da Lenda de S. Bento.
-3ºe 4º Anos –Turma D: “Património oral - o Cante”, recolha de modas, Escrita e ilustração, projecto “Cante Alentejano”.
-3º Ano -Turma C:”Património Etnográfico”-recolha de informação sobre trajes regionais, tratamento de dados, fotografia e desenho.
-4º Ano –Turma E: Olhar/Observar/Registar/Comparar “O Património Paisagístico”, saída ao exterior, recolha de informação, fotografia e desenho.

A-do-Pinto- Recolha de Lendas e Contos do Património oral da região; selecção da informação; reconto de histórias/lendas por elementos da comunidade, trabalho de transversalidade ao nível das áreas curriculares, partilha de trabalho com Pré-Escolar.

VVFicalho- Exploração de lendas populares.

TEMA A DESENVOLVER DURANTE O 1º PERÍODO - "À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO"

As temáticas a desenvolver ao longo do Primeiro Período no âmbito do projecto “À Descoberta do Nosso Património” para o Pré-Escolar serão:

-Turma A de VNSBento: “A Habitação antes e agora.”
-Turma B de VNSBento: Exploração do livro de Luísa Ducla Soares -“Meninos de todas as Cores”distinção de várias Etnias dentro da turma”.
-Turma C de VNSBento: “ Conhecimento do Meio Local”
-Turmas A e B de VVFicalho: Visita à Biblioteca de Ficalho,Visita à Igreja, Recolha de Rimas locais ( canções, provérbios, …),Visita à Ermida da Sra. das Pazes, exploração da Lenda de S. Jorge (padroeiro).
-EPEI de A do Pinto: "À descoberta de contos e/ou Lengalengas do nosso Património Cultural" Recolha, selecção, convite a elemento (s) da família ou da comunidade para virem à escola transmitir estes saberes
-Apresentação de 1 conto ou de 1 lengalenga ao 1º Ciclo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Critérios de Avaliação da Área Curricular Não Disciplinar de Área Projecto

Desenvolvimento do Projecto (40%)
Pesquisa da Informação (10%)
Selecção da Informação (10%)
Organização da Informação (10%)
Tratamento da Informação (10%)

Resultado Final (30%)
a)Criatividade (20%)
b)Rigor/pertinência da informação/Competência comunicativa oral e escrita (10%)

Atitudes e Valores (30%)
Empenho/Participação (7,5%)
Comportamento (7,5%)
Cooperação (7,5%)
Assiduidade/Pontualidade (7,5%)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

INFORMAÇÃO

A Equipa PTE, pede a colaboração de todos os docentes do agrupamento, para a constante actualização dos blogs disponíveis na escola. Todos os trabalhos realizados no âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto, todas as actividades a realizar, todas as visitas de estudo, poderão ser publicadas e toda a comunidade escolar poderá ter acesso regular.

o material poderá ser enviado para o seguinte mail: paulapais29@gmail.com

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS!!!!

http://agrupamentovilanova.blogspot.com/

http://projecto-ecoescolasvnsb.blogspot.com/

http://eventosevisitas.blogspot.com/