Retirado do site http://www.ipsangue.org/
"Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.
Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos."
O que é preciso para ser um dador de Sangue?
- ter entre 18 e 60 anos- pesar mais de 50 kg
- não ter comportamentos nem hábitos de vida de risco, nomeadamente: - consumo de drogas endovenosas alguma vez na vida
- relações sexuais a troco de dinheiro
- relações homosexuais
- relações sexuais com multiplos parceiros
- novo parceiro sexual num periodo de 6 meses.
Dar sangue é um acto de durante +/- 30 minutos e são necessários apenas 450 mL.Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4.
Ao fim de 2 dádivas por ano tem-se o direito à isenção das taxas moderadoras do SNS. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkJ_7LJARVZJaJFEd96v6vt5tNhl8IQQvzq19WXnv9sSmSn560vFC9mbe_nKvFBkjfoiMgPX8SapmaeBOCULm1Vi07tKNBnkuhY5OVB8QdD4lM6UMuX4USxgQKBWdfl9cr0yJYw2Lq3qk/s320/IMGP0045.JPG)
Sem comentários:
Enviar um comentário